Sempre na hora de gerar uma listagem de peças do promob com valores, seu projeto parece que está absurdamente caro e ao mesmo tempo tu olhas e não enxerga nada que possa ser modificado para economizar?
Esse “problema” é mais do que comum e todo mundo que já mexeu uma vez na vida com projetos de móveis planejados no promob já passou por isso.
Acontece que, em meios a tantos acabamentos, ferragens, acessórios e tudo mais, é fácil de a gente perder um pouco a noção de quanto as coisas custam e isso pode impactar no preço final ao consumidor, e para isso, essas 10 dicas são bem vindas para evitar essa possível frustração ao cliente:
- Imprima uma LISTA COM PEÇAS DO PROMOB COM PREÇOS, e vá destacando os que “saltam aos olhos” com valores maiores que a maioria (pode ser peça, ferragem, acessório, o que for.)
- Verifique as FERRAGENS E ACESSÓRIOS, SEM QUE SE PERCA A ESSÊNCIA DO PROJETO. Exemplo: Se as corrediças inseridas no projeto forem mais caras, é possível trocar por outras de menor valor. Isso garante o mesmo projeto , porém com acessórios configuráveis, e se necessário depois se CONFIGURA esses itens em conjunto com o CLIENTE.
- Verifique os TAMPOS E PAINÉIS, na maioria das vezes PAINÉIS EDITÁVEIS podem ser substituídos por tamponamentos e painéis padrões, reduzindo até 30% o valor destas peças.
- Verifique os PUXADORES. Estes itens parecem inofensivos, mas podem representar até 30% a mais em um PROJETO INTEIRO.
- Verifique se TAMPONAMENTOS contra a parede, sobre e sob os móveis podem ser substituídos por vistas, sarrafos ou rodapés. Essas peças que não são vistas mas que estão ali apenas por estética e não tem caráter estrutural podem representar uma economia de até 20% no PROJETO INTEIRO.
- verifique os ACABAMENTOS escolhidos. Do acabamento mais comum (Melamina BP) para o mais sofisticado (portas de vidro, laca, etc) podem representar até 660% a mais de diferença entre materiais e até 55% no PROJETO INTEIRO.
- Verifique se existem ITENS ESCONDIDOS. É muito comum ter itens dentro de paredes, ocultos e que às vezes nem fazem parte do projeto, mas estão ali sendo cobrados.
- Verifique se os ARMÁRIOS ROUPEIROS precisam ter todas aquelas PRATELEIRAS. Não raro encontramos projetos lotados de prateleiras sem sentido.
- Verifique os MÓDULOS. Sempre será mais barato 1 módulo de 1000mm do que 2 de 500mm.
- EVITE aqueles itens chamados “EXTRAS” ou “GORDURAS”. O que pode ser uma reserva para depois solicitar os itens corretos do projeto executivo pode ser um tremendo tiro no pé.
Gostou dessa dica? Então que tal curtir e compartilhar com teus amigos?
Forte abraço,
Anderson Angeoli