Ao longo de minha carreira conheci muitos profissionais de projetos, alguns com maiores habilidades de apresentação e defesa de seus trabalhos, outros nem tanto. Porém, a maioria deles cometia alguns equívocos que eram vistos com maus olhos pelos consumidores finais, e automaticamente, se tornava uma tremenda auto-sabotagem.
Para não cometermos esses mesmos erros na hora de apresentar nossos projetos, segue uma lista do que evitar na hora da apresentação:
Um cliente que aparece de repente, sem marcar hora e quer ver seu projeto é uma situação onde todo o esforço seu pode ir por água abaixo. Isso pode te fazer apresentar o projeto “correndo”, sem poder dar maiores atenções pois provavelmente estejas trabalhando em algo no momento. Ainda, muito provavelmente o cenário para uma apresentação profissional não esteja arrumado, e isso compromete seriamente todo o trabalho.
Sabemos que clientes ansiosos tendem a querer ver seus projetos antes da apresentação oficial, solicitando fotos via redes sociais, e-mails ou algo do tipo. Toda a surpresa do encantamento de uma apresentação está no conjunto da obra, e mostrar uma parte fora do contexto pode se ternar uma situação desfavorável. Quando apresentamos , contamos a história de como o projeto foi concebido, pensando em cada espaço do cliente, e uma imagem apenas pode até fazer com que ele te solicite alterações , sem mesmo conhecer o projeto todo. Uma duas, todas as imagens, não importa. Segure a impaciência dos seus clientes e assim garanta que ele retorne à loja, pois todo projetista conhece um caso de que o cliente nunca mais voltou, e ainda usou as suas imagens para fazer o projeto com o marceneiro.
Nunca. Pior que enviar as imagens antes da apresentação oficial é informar aos clientes um valor dos produtos. O valor, quando enviado antes da apresentação de projeto é apenas um número. E esse número já começa a jogar contra você, pois o cliente já sabe um custo, já está fixado na cabeça dele…ele começa a sofrer antes, sem poder perceber os benefícios do seu trabalho. E aí, em um período de tempo entre ele receber seu valor e até ir à loja, ele pode receber outro orçamento menor e nem voltar mais. Já pensou nisso?
As pessoas não têm mais tempo para ficar horas dentro de uma loja para ver um projeto. Seja o mais objetivo possível, isso conta pontos pra você também. Uma apresentação longa fará seus clientes cansarem, ficarem com fome e até com sono. E ninguém fica de bom humor quando se sente assim, ao contrário: Eles começam a querer fugir dali o mais rápido possível, e ainda tem um valor para digerir no final. Definitivamente não é uma boa ideia.
Pessoas de bem não gostam de fofocas, quanto mais de um profissional questionando os serviços e produtos de outros colegas concorrentes. Não seja essa pessoa que ao invés de potencializar os benefícios dos seus produtos e serviços prefere apontar erros e defeitos de outros, os clientes fugirão de você na certa. E, quando perguntado pelos clientes sobre concorrente A, B ou C, prefira falar da sua marca, dos diferenciais que sua empresa pode oferecer a ele. Isso não passará em branco, e os clientes perceberão que você é confiável, e esse vínculo é super importante. Diria que é fundamental.
Fique ciente de uma coisa: O Promob é tão bom que 99,99% das empresas e lojas utilizam ele para elaborar seus projetos, e o cliente como é leigo, pode perceber que o seu produto (projeto) é igual a da loja concorrente. Para evitar isso, utilize técnicas de apresentação via slide, pranchas, etc, e ao final aí sim, abra o Promob e tire alguma dúvida que não ficou clara para o cliente. Ainda, o render é uma ferramenta profissional e deve ser utilizada, até porque muitos cliente não conseguem perceber no ambiente 3d de modelagem a diferença de acabamentos e texturas.
Imagem é tudo para apresentação de projetos, e diminuir essa ferramenta utilizando monitores pequenos será uma tremenda perda de oportunidade. Quanto maior a tela, melhor, seja uma TV de 80 polegadas ou uma tela de data-show. Os projetos ilustrados em imagens maiores criam um sentimento de encantamento aos clientes que responderão positivamente a essa experiência. Já em monitores pequenos, tudo se torna comum, mesmo um ótimo projeto.
Ainda, reserve uma sala de apresentações com tudo o que precisa (amostras, cadeiras confortáveis, tela grande, e que tudo esteja pronto para receber seus estimados clientes. isso fará toda a diferença.
Gostou dessa dica? Então que tal curtir e compartilhar com teus amigos?
Forte abraço,
Anderson Angeoli