Todos nós (ou a grande maioria de nós) cresceu em um lar com uma cozinha próxima à lavanderia (ou área de serviço). Esse ambiente de serviços da casa têm a particularidade de acomodar máquinas e tanques de lavar roupas, bem como acondicionar materiais de limpeza e até servem com um pequeno depósito da casa. A grande maioria das residências brasileiras são projetadas para terem cozinha e lavanderia próximas, e com as tipologias de apartamentos pequenos que vemos ultimamente, até mesmo elas se tornaram quase um só ambiente.
E o que será que nossos clientes de projeto diriam se oferecêssemos a eles uma solução um pouco diferente desta? Que tal colocar a lavanderia junto ao banheiro? Parece estranho?
Por mais “estranho ” que possa parecer, faz todo o sentido. Lavanderias normalmente são ambientes bagunçados e que fazem barulho… as máquinas de lavar roupas nunca param!
É por isso que em países europeus essa prática é muito usada – eles acondicionam as lavanderias aos banheiros – tornando esse espaço “molhado” funcional por duas vezes.
Aqui temos já difundido em edificações novas a utilização de lavabos, e obviamente que não gostaríamos que as visitas entrassem para usá-lo e se deparassem com uma máquina de lavar roupas “botando pra quebrar”. Mas, e nas casas onde há um ou mais banheiro , e normalmente são maiores? É por isso que europeus fazem essa dupla função ser totalmente aplicada no dia-a-dia deles.
As roupas sujas, ao invés de sairem do banheiro em direção à lavanderia, já sai direto da pessoa para a máquina, e essas casas geralmente não têm tanque…o que reduz a lavanderia apenas à própria máquina mesmo. Prático, não?
Gostou dessa dica? Então que tal curtir e compartilhar com teus amigos?
Forte abraço,
Anderson Angeoli