Sabe aquela pessoa que não pode ver algo fora de alinhamento, que começa a ficar nervosa? Os famosos TOCs…pois é, isso faz todo o sentido quando falamos de composição de projeto utilizando mobiliário planejado.
Isso porque o mobiliário planejado é pensado inicialmente na utilização dos módulos, que são itens pré-dispostos com medidas padrões, que às vezes podem variar um pouco. Mas a grande maioria das fábricas tem algumas dimensões as quais são tidas como “padrões”:
Por isso é tão importante planejarmos nossos projetos levando em considerações essas medidas, pois a concordância das alturas faz com que o projeto tenha uma leitura mais harmônica, e ainda sua funcionalidade aumenta, pois podemos então prever complementos que também tenham essas alturas, como nichos, tamponamentos, etc.
Isso é mais evidente em cozinhas e salas de TV. Quando temos módulos suspensos e suas linhas ficam em desacordo, criamos aqui pontos “não conectados”, o que causa seguramente estranheza de quem aprecia o projeto. As linhas de adições dos módulos são tão importantes quanto eles e ter o capricho de concordar essas formas faz com que o resultado seja qualificado, PLANEJADO. E os clientes com TOC agradecerão, bem como os demais que se encantam com formas belas e bem projetadas.
E, seja qualquer a desculpa para que o resultado saia desalinhado, saiba que poderia sempre ter sido arrumado. Afinal, trabalhamos com itens que foram pensados para se complementarem, sempre. Imagine uma folha de papel quadriculada, e a pessoa sair desenhando seu projeto fora dessas linhas…é mais ou menos isso que o projeto desalinhado proporciona.
Gostou dessa dica? Então que tal curtir e compartilhar com teus amigos?
Forte abraço,
Anderson Angeoli