Parte 1 (DISPONÍVEL)
O que ainda não te ensinaram
Introdução geral ao livro e o porquê da criação desta obra.
A quem se destina
Teste prático de identificação do perfil profissional do leitor e como ele deve utilizar o livro para seus estudos de projetos de móveis planejados.
Mobiliário planejado
O tema mobiliário planejado, mais do que um tipo de produto do segmento moveleiro, representa um estilo de mercado dentre os demais e nesse capítulo identificamos quais as principais tipologias além do mobiliário planejado e de como elas se relacionam nas indústrias, pontos comerciais e consumidores finais.
O leitor saberá identificar os métodos distintos entre eles, e como pode se beneficiar destas diferenciações em seus projetos.
Uma breve história
Trazemos aqui um contexto histórico de como surgiram os primeiros métodos de mobiliário planejado e seriado através de eventos importantes na história da indústria moveleira, e de como esses acontecimentos mudaram a maneira das pessoas consumirem esses produtos.
O leitor saberá o porque as indústrias de móveis planejados se valeram dos preceitos do mobiliário "seriado" e como ele privilegia a evolução do segmento.
O que é uma linha de móveis planejados
Para saber como o mobiliário planejado é feito, nada melhor que uma incursão na indústria e na sua essência. É apresentado nesse capítulo os dispositivos industriais principais que caracterizam um desenvolvimento e produção de uma linha de móveis planejados, seus processos fabris e comerciais, e principalmente por que uma linha destes produtos é da maneira que conhecemos hoje.
O cliente entrou na loja
Uma das principais dificuldades dos profissionais de projeto sempre foi a venda. Trazemos aqui neste capítulo um passo a passo de como o leitor deve proceder para atender os seus primeiros clientes, da maneira correta. O leitor saberá identificar alguns aspectos nos clientes e de como proceder de acordo com cada um deles. Ainda, dicas e sugestões de como preparar seu ambiente de trabalho complementam esta etapa que precede o projeto propriamente dito.
Iniciando um projeto
Mais do que sentar na frente do computador e sair projetando, é importante saber algumas premissas para que o projeto comece da maneira certa. Neste capítulo o leitor aprenderá os itens que compreendem um projeto de mobiliário, os conceitos de desenho e metrologia que farão parte de sua jornada, e principalmente o que compreender dos produtos para aplicação nos ambientes.
Briefing
Todo ótimo projeto começa por um ótimo briefing. Neste capítulo o leitor compreenderá as formas de abordagem para preenchimento do briefing, dicas, sugestões, check lists e aspectos de atendimento que introduzirão esta etapa da maneira correta, sem esquecer nenhum ponto que pode prejudicar seu projeto, e de como seus clientes podem fazer as entregas devidas para esse dispositivo fundamental.
Layout
Conceitos de layout aplicados nos ambientes de móveis planejados. Aqui o leitor aprenderá os principais layouts utilizados nos ambientes e de como eles podem variar para dar funcionalidade ao mobiliário. Ainda, o layout é introduzido como forma de partido de projeto, agregando mais valor ao seus trabalho e facilitando as formas futuras de apresentações aos seus clientes.
Promob
O Promob abordado de uma forma funcional. Aqui o leitor compreenderá a evolução dos projetos de mobiliário com esta poderosa ferramenta, e como ele pode se beneficiar desses aspectos. Ainda, este capítulo traz preceitos a serem compreendidos na hora de utilizar o Promob, bem como a compreensão de sua interface, comandos e ferramentas para o correto desenvolvimento de seus projetos de móveis planejados. Além disso, traz uma abordagem da própria empresa, que também patrocina este livro.
Parte 2 (EM BREVE)
Biblioteca de Produtos
Uma biblioteca de produtos nada mais é que o mix que os projetistas têm na hora de elaborar seus projetos , e compreender quais são estes itens faz toda a diferença. Neste capítulo o leitor saberá quais são os módulos principais que as fábricas dispõem para integrar sua linha de produtos, bem como todos seus itens complementares que fazem com que seja possível projetar móveis para todos os ambientes.
Acessórios
Complementando a biblioteca de produtos, os acessórios são utilizados no mercado moveleiro de várias maneiras. Aqui o leitor saberá quais são as principais diferenças entre eles, tipologias, funcionalidades e de como podem ser complementados ao projeto.
Puxadores
Os puxadores são elementos de destaque e funcionalidade nos projetos de mobiliário, e, dentre tais funções, existem várias particularidades que são importantes no processo de especificação dos itens que configurarão o mobiliário em si.
Ferragens
Assim como os acessórios e puxadores, as ferragens complementam o produto "mobiliário", mas têm papel fundamental pois são elas que executam as funções de articulações e fixações do móvel. Dentre inúmeras marcas e tipologias, aqui o leitor encontrará um apanhado geral das principais ferragens utilizadas no segmento moveleiro planejado.
Insumos, acabamentos e matérias-primas
Estes três itens são fundamentados e explicados nesse capitulo, levando o leitor à compreensão de como cada um deles beneficia e caracteriza um mobiliário planejado. Ainda, será conduzido às novas percepções de como cada um deles é tratado pelas fábricas e consumidos pelos diferentes públicos-alvo do mercado.
Itens complementares
Itens complementares são denominados aqui como produtos que não fazem parte de linhas de móveis planejados, mas são tratados no projeto. Eletros, papéis de parede, cortinas, etc são exemplos de produtos que os projetistas também devem ter conhecimento e de como eles podem ser úteis no projeto, oferecendo aos clientes uma acessoria diferenciada.
Técnicas de projeto
Neste capítulo trazemos técnicas e dicas de projetos de como fazer e principalmente como não fazer as coisas. O leitor será conduzido por diferentes abordagens da boa prática para aplicação em seus projetos, e ainda alerta sobre erros comuns que a grande maioria dos profissionais de projeto cometem.
Ergonomia
Ergonomia aplicada a mobiliário planejado, neste capitulo o leitor será orientado quanto aos principais conceito dessa disciplina e de como ele deve aplicar, como lista com dimensões mais utilizadas,recuos, e outras "receitas de bolo" para que seus projetos sejam qualificados quanto à funcionalidade e experiência do usuário.
Decoração
Esta etapa , posterior ao projeto e anterior à rederização conduz o leitor a alguns pontos importantes de encantamento do cliente. A decoração ou complementação de projeto é encarada aqui como parte fundamental do processo e não apenas "perfumaria", e conceitos básicos de decoração são apresentados para que os profissionais do projeto se apropriem desses conhecimentos e elevem seus trabalhos a patamares profissionais.
Renderização
Todo projeto precisa ser renderizado para poder extrair o máximo dele na apresentação a seus clientes? Não sabe o que é renderização, ou se sabe , não manja muito? Este capítulo irá te explicar tudo o que um projetista precisa saber para entregar um projeto graficamente impecável, embasado pela plataforma do software Promob e seus plugins de renders exclusivos.
Apresentação de projeto
Todo projeto deve ser apresentado de uma forma excelente, e este capítulo traz essa abordagem profissional a fim de que todos os seus conceitos empregados na elaboração de um projeto seja passado em sua totalidade aos clientes. Desta forma, o capítulo sugere ao leitor um passo-a-passo para que ele tenha maiores chances de encantar seus clientes e de utilizar em seu benefício tudo a seu favor, e principalmente evitar uma prática comum aos menos avisados: A auto-sabotagem.
Parte 3 (EM BREVE)
Vendas
O leitor será aqui levado a conhecer técnicas de vendas de uma forma que ele nunca mais terá receio, medo ou aversão à venda. Literalmente qualquer projetista poderá , depois de ler este capítulo, vender seus projetos para qualquer cliente. Embasado em técnicas profissionais de venda, este capítulo traz a arte da comercialização de uma forma aplicada à móveis planejados - e mais ainda - de uma maneira totalmente descomplicada, unicamente trazendo o que o projetista realmente precisa saber e de como aplicar.
Conferência e finalização
Após a venda fechada, é hora de conferir e finalizar um projeto, e é aqui que muitos têm dificuldades de transpor o degrau da executabilidade. Este capítulo traz técnicas e check lists para facilitar a vida do conferente e finalizador, bem como conduzir o leitor por tarefas práticas de conferência de medidas e ajustes de projeto para envio do pedido à fábrica.
Pedido
Neste capítulo o leitor poderá compreender o pedido e como este é visualizado e tratado pela fábrica. Ainda traz algumas dicas valiosas de como efetuar um pedido, tomando os devidos cuidados para a boa prática desta etapa e evitando alguns problemas típicos dos profissionais menos experientes.
Detalhamento
Um projeto não termina com o envio à fábrica, a não ser que ele já esteja detalhado. O leitor será conduzido neste capítulo a enxergar o detalhamento de projeto como parte fundamental e não opcional. Ainda será apresentado alguns casos de como um detalhamento bem feito salvou um trabalho e de como detalhamentos inconsistentes e até um não-detalhamento levaram todo o trabalho a um fracasso anunciado.
Técnicas e modelos de detalhamentos são apresentados aqui de forma bastante prática.
Montagem
Este capítulo traz ao leitor uma compreensão da etapa que deve ser encarada igual ou de mais responsabilidade que a de projeto. É na montagem que separamos os "projetistas" dos "projeteiros", e os preceitos de execução e acompanhamentos são tratados aqui como parte da tarefa do profissional de projeto , principalmente na questão de orientar e ser responsável pelo que o montador deve ou não fazer.
Assistências
Assistências técnicas fazem parte da vida do mobiliário planejado e como tal deve ser tratada de forma normal e assistida. Este capítulo traz uma abordagem da assistência na visão do consumidor final e de como ele gostaria que fosse auxiliado. Ainda, o leitor será instruído a tirar proveito de ocasiões adversas e como isso pode ser atestado para um ótimo trabalho de sua parte.
Check list de obra
Todo processo deve ter um início, meio e fim certo? Por mais que pareça óbvio, o check list final de obra pode ser uma poderosa ferramenta se bem trabalhada,e aqui o leitor será conduzido a um passo-a-passo do que ele deve fazer na hora de fechar o ciclo com o cliente e praticar a entrega formal do ambiente.
Histórias e casos
Aprendemos muito ou até mais quando nos são apresentados exemplos reais de como as coisas funcionam (ou não), por isso este capítulo apresenta aos leitores casos que poderiam ser perfeitamente evitados e que geraram profundos desgastes entre fábrica-loja-consumidor e outros que foram perfeitamente conduzidos e que superaram qualquer expectativa dos clientes, trazendo assim qualidade e possibilidade de novos negócios.
Portfólio
Neste capítulo o leitor vai compreender como um excelente portfólio pessoal pode trazer benefícios à sua carreira de projetos e como utilizá-lo a seu favor no seu dia a dia com seus clientes.
Design atualizado
Todo profissional de projetos de destaque é atualizado quanto às tendências do mercado, práticas atuais e sobre os rumos do mobiliário planejado sob óticas de grandes fábricas e profissionais do ramo. Por isso, este capítulo traz a importância de estar sempre estudando e ainda lista uma série de empresas, marcas, profissionais e outros para que o leitor possa acompanhar e ficar atento aos verdadeiros formadores de opinião e tendências do segmento moveleiro.